Sobre

Bem-vindo ao PUB-Houston

O PUB Houston surgiu da iniciativa da Dra. Ana Claudia Medeiros, que na época realizava seu Pós-Doutorado na Baylor College of Medicine. Inspirada pelas atividades do PUB Boston, ela buscou reunir estudantes e pesquisadores de diversas instituições locais, incluindo Baylor College of Medicine, University of Houston, Rice University e Houston Community College. Assim nasceu o grupo de Pesquisadores e Universitários Brasileiros em Houston (PUB Houston). O objetivo do PUB é facilitar o networking entre estudantes, pesquisadores e profissionais Brasileiros atuando em Houston, além de promover a divulgação científica junto a comunidade Brasileira em Houston. A proposta é realizar palestras e eventos sociais, criando um canal de divulgação de ideias e oportunidades, bem como a troca de conhecimento e informação. Estudantes em qualquer nível são bem vindos (undergraduates, graduates, Postdocs), bem como  professores, profissionais, empreendedores, ou simplesmente lusófonos interessados em ciência!

Os encontros do PUB Houston são realizados mensalmente, sempre na primeira sexta-feira do mês. Os temas são relacionados a pesquisas científicas em geral, ou demais áreas profissionais que tenham conexão com ciência, tecnologia e inovação. Com estes encontros desejamos integrar Brasileiros atuando em diversas áreas de conhecimento. Mais do que isso, desejamos nos tornar uma referência para Brasileiros em Houston. Facilitando a chegada de novos pesquisadores Brasileiros, divulgando oportunidades de trabalho e financiamento nos EUA e no Brasil, e promovendo o estabelecimento de novas colaborações e parcerias.

Fases do PUB Houston

Figura 1. Primeiro Seminar Series do PUB Houston. Encontro realizado em Dezembro de 2016, na Baylor College of Medicine. Da esquerda para a direita: Simone Hernandez Ruano, Laura Stertz, Dinler Amaral Antunes, Denise Furtado, Ana Claudia Medeiros, Alexandre Augusto Cardoso da Silva (abaixado), Karen Nogueira, Lucas Martinelli Tabajara, Darlan Minussi.

A primeira fase do PUB Houston foi marcada pelo trabalho de base, estabelecendo contatos nas diferentes instituições e tentando recrutar pessoas interessadas em ajudar na coordenação do grupo. A primeira equipe de coordenação do PUB Houston foi organizada sob a liderança de Ana Claudia Medeiros e de Alexandre Silva. Também participavam da equipe Simone Hernandez Ruano, Denise Furtado e Karen Nogueira. A primeira edição do Seminar Series contou com a participação de um palestrante convidado, Dr. Dinler Antunes (Rice University), e uma palestra da coordenadora geral, Dra. Ana Claudia Medeiros (Figura 1).  Neste período o Seminar Series era realizado de maneira itinerante, podendo cada evento ser hospedado por uma Instituição diferente. Entre 2016 e 2017 foram realizados encontros na Baylor College of Medicine, na University of Houston, e na Rice University.

Em Dezembro de 2017 ocorreu o segundo SciBr Summit, organizado pela SciBr Foundation com o intuito de discutir o futuro da Ciência Brasileira. O PUB Houston participou do evento sob a representação de Karen Nogueira. Esta ocasião também propiciou um primeiro contato com representantes de outros PUBs (Figura 2). O final de 2017 também foi marcado pela saída de ambos os coordenadores gerais, em função de mudanças profissionais. Assim, assumiram a coordenação geral Dinler Amaral Antunes e Denise Furtado. 

Figura 2: Karen, Ana e outros representantes no SciBr Summit

Esta segunda fase foi marcada por um período de expansão do PUB Houston e consolidação do seminar series como um evento reconhecido localmente. Os encontros passaram a ter data e locais fixos, para facilitar a divulgação. Toda a primeira sexta-feira do mês, a partir das 18:30, era hora de se encontrar na Rice University para compartilhar comidas brasileiras, bate-papo e, claro, seminários científicos (Figura 3). Houve um esforço para ir além da comunidade acadêmica, e convidar a comunidade Brasileira em Houston para participar dos eventos. Os seminários passaram a ser mais curtos e com um objetivo mais amplo de divulgação científica para o público em geral. Este período também foi marcado pelo estabelecimento de novas parcerias, locais e internacionais. Localmente se destacam a parceria essencial do Brasil@Rice e da BRASA, e posteriormente do Consulado Geral do Brasil em Houston e da BRATECC

Figura 3: Colagem de imagens de encontros do PUB Houston.

Internacionalmente se destaca a aproximação do PUB Houston com a SciBr Foundation, com outros PUBs (veja aba PUBx), e com a Diáspora Brasileira de Ciência e Tecnologia nos EUA. Em 2017 e 2018, a Embaixada Brasileira em Washington, em colaboração com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP, realizou dois eventos para reunir e mapear as diversas associações Brasileiras nas áreas de inovação e tecnologia. Estes encontros também propiciaram a reunião de representantes de diversos PUBs (Figura 4), os quais definiram uma série de metas e desafios em comum. Sob a liderança e suporte financeiro e jurídico da SciBr Foundation, iniciou-se um processo de integração dos PUBs, culminando com a consolidação da marca PUB em 2019. Infelizmente a pandemia de COVID-19 em 2020 forçou o adiamento de alguns dos planos da rede PUBx.

Figura 4: Representantes dos PUBs durante o II Encontro da Diáspora Brasileira de CTI nos EUA. Este encontro foi realizado na Embaixada do Brasil em Washington (DC), em Dezembro de 2018. Da esquerda para a direita: Larissa Prates (PUB Seattle), Dinler Antunes (PUB Houston), Rafael Polidoro (PUB Boston/SciBr), Rachel Freire (PUB Boston), Rafael Lamardo (PubTech San Francisco), Fábio Navarro (PUB New Haven), Diego Coutinho (PUB New York).

Em 2021 uma nova equipe assumiu a coordenação do PUB Houston. Sob a liderança de Emilly Villodre e Andréia Souto-Marchant, iniciou-se uma nova fase para o PUB Houston. O advento da pandemia forçou uma transição para os encontros exclusivamente virtuais em 2020, e este modelo foi mantido até o começo de 2022. Se por um lado sentimos a falta do bate-papo e da comida brasileira nos encontros presenciais, por outro lado o formato virtual elimina barreiras geográficas. Por exemplo, ainda em 2020, o PUB Houston organizou uma mesa redonda sobre “Mães na Ciência” que contou com a participação de diversas pesquisadoras do Brasil. Esta vantagem dos encontros virtuais foi bastante explorada em 2021, com uma agenda repleta de participações internacionais.

Já em 2022, o PUB-Houston recebeu novos membros, incluindo Maurício Menegatti Rigo que assumiu a coordenação geral juntamente com Andréia Souto-Marchant. Esta nova equipe está trabalhando muito nos bastidores para planejar um ano cheio de atividades. E a programação começa com um encontro presencial na Rice University em Fevereiro, organizado em parceria com a BRASA Rice e a VISALEX.

Não perca!!

Apoio: